A maioria das bolhas se forma por atrito dos pés com o chão, sapatos ou meias. Com o atrito, a camada mais superficial da pele, a epiderme, se descola da segunda camada, a derme, ficando, uma coleção de líquido entre elas, que vem dos vasos sanguíneos da derme.

Para prevenir estas bolhas por atrito, Creme (a base de vaselina) pode ser aplicada no local de atrito entre os sapatos e os pés. Outra opção é proteger a área com Protetores adesivos.

Queimaduras por frio ou calor também podem causar bolhas, bem como micoses, que são infecções por fungos. As micoses podem ser diagnosticadas através da raspagem superficial da descamação da pele e análise deste material no microscópio, ou exame de cultura para fungos, feita em laboratório. Porém o mais prático e usual é usar um spray anti-fungos para prevenir.

Outra doença que se apresenta com bolhas nos pés é a disidrose: doença comum, que cursa com bolhas nas mãos e nos pés e muita coceira. Pode acompanhar uma micose, ou até mesmo ser uma reação a substâncias ou medicamentos usados local ou sistemicamente. O uso de hidratante ajuda muito a reduzir os efeitos como a coceira.

Atinge especialmente a face lateral dos dedos, as palmas das mãos e as plantas dos pés. O prurido pode ser tão intenso que o ato de coçar rompe as bolhas que eliminam um fluído transparente. Ocorre em surtos que terminam com descamação da pele.


Algumas pessoas são mais propensas a apresentarem bolhas nos pés, pelo formato dos pés, por deformidades ortopédicas, como joanetes, por exemplo, que atritam mais com os sapatos, por doenças que a pessoa já tenha, ou até mesmo porque a pessoa tem facilidade em contrair micoses.

 

Tratando as bolhas nos pés

Se as bolhas ainda não estouraram, o ideal é não estourá-las, uma vez que o teto da bolha é o curativo ideal para seu assoalho cicatrizar bem, impedindo que haja infecção. Com o tempo, a pele cicatriza, a bolha vira uma casquinha e uma pele nova aparece no local.

Porém, quando a bolha é muito grande, torna-se dolorosa. Neste caso é melhor estourá-la com uma agulha estéril, para que o líquido saia e deixe de distender a pele, causando dor.

 

Mas mesmo assim, o teto da bolha não deve ser retirado, pois ajudará a evitar que a área infeccione. Quando a bolha infecciona, ela fica cheia de pus, o médico deve ser procurado e, neste caso, o tratamento passa a ser baseado em antibióticos. Para evitar use sempre protetores de feltro ou silicone…

 

Seus pés são a sua base e necessitam de atenção especial.

 

Nós cuidamos deles para você!

 

Entregue seus pés nas mãos dos nossos especialistas.

Visite uma de nossas lojas!

 

Copacabana – 2ªa 6ª – de 9 às 18 horas / Sábados – de 9 a 13 horas

Outras lojas – 2ª a 6ª – de 9 às 20:30 horas / Sábados – de 9 as 19 horas

Barra da Tijuca – Novo Leblon – Av. das Américas, 7707 Bloco 01 – Loja 133 e 144- Tel: (21) 2438-8400

Barra da Tijuca – Freeway – Av. das Américas, 2000 Loja 40 – Tel: (21) 2408-0012

Copacabana – Posto 04 – Rua Barão de Ipanema, 32 Loja C – Tel: (21) 2255-6963

Jacarepaguá – Freguesia – Est. de Jacarepaguá, 7563 Box 07 – Tel: (21) 2456-1723

Jacarepaguá – Taquara – Praça Jauru, 32 Loja H – Tel: (21) 2440-2793

Recreio dos Bandeirantes – Av. das Américas, 16300 Loja A – Tel: (21) 2487-7725

Ilha do Governador – Jardim Guanabara – Estrada do Galeão, 2700 Loja 41 – Tel: (21) 2462-1134