O inchaço nos pés ocorre devido ao acúmulo de líquido nos tecidos abaixo da pele e isso pode ter diversas causas.

Inchaço e dor nos pés

As causas mais comuns para o inchaço dos pés incluem, não apenas permanecer muito tempo em pé ou sentado como também o excesso de peso, idade avançada, gravidez e período menstrual.

Isto pode ser sinal de doenças graves, como: insuficiência cardíaca, renal ou hepática.

Entenda mais sobre as causas

Gravidez: é comum devido à retenção de líquidos que ocorre nesse período. No entanto se o inchaço for excessivo e vier acompanhado de pressão alta, pode precisar de um acompanhamento cuidadoso durante o pré-natal.

Problemas Renais: acompanhados de diminuição do volume de urina, pode ser sinal de problemas renais. Inclusive, a pessoa pode apresentar fraqueza, náuseas e perda de peso.

Insuficiência Cardíaca: quando esta é a causa, pode haver falta de ar e palpitações.

Trombose venosa profunda: é uma causa grave de pés inchados, devido ao risco de embolismo pulmonar, que pode levar à morte.

Costuma atingir apenas um membro inferior e provocar calor e vermelhidão local, além de inchaço. As panturrilhas também podem ficar endurecidas.

Outras possíveis causas de inchaço nos pés

Redução da concentração de proteínas do sangue: O edema pode ser generalizado.
Cirrose hepática: Edema generalizado, com início na região abdominal, expandindo para as pernas.
Linfedema: O edema, na maioria das vezes, afeta as duas pernas e sua principal característica é ser endurecido e não melhorar com a elevação dos membros.
Alergias: O edema também pode afetar a face.
Alterações hormonais (ciclo menstrual): Atinge tornozelos, pernas e mãos.
E com o uso de medicamentos anti-inflamatórios.

O que fazer para diminuir o inchaço nos pés?

Existem algumas coisas que podem ser feitas para diminuir o inchaço dos pés. Como, por exemplo, elevar as pernas para que assim o sangue volte para o coração.

É indicado, inclusive, que as pernas fiquem elevadas durante 15 a 20 minutos. Também é interessante fazer uso de meias elásticas que irão favorecer o retorno do sangue para o coração.

Repouso e Diminuir a ingestão de sal também ajudam a aliviar o inchaço nos pés. Em caso de inchaço nos pés, consulte um médico clínico ou um médico de família para que a causa do edema seja devidamente diagnosticada.