Calcanhar rachado costuma ser um problema estético muito corriqueiro, por isso, as pessoas não dão a devida atenção a eles e deixam passar algo que pode ser um indicativo de problemas mais sérios.

As rachaduras são aberturas no tecido da pele que podem atingir a epiderme (quando for superficial) ou a derme (quando for mais profunda). Geralmente, elas são provocadas pela falta de hidratação, por andar descalço durante bastante tempo ou por tomar banhos com água quente.

Porém, existem razões mais preocupantes que também podem estar relacionadas com as rachaduras e o ressecamento nos calcanhares, como: estar acima do peso, distúrbios na tireoide (hipertireoidismo, hipotireoidismo e presença de nódulos) e a psoríase, doença sem cura caracterizada pela formação de escamas e manchas devido ao acúmulo de células da pele.

Dessa forma, é extremamente importante ficar de olho no estado dos seus calcanhares, além de hidrata-los frequentemente. Em casos mais graves é recomendado o acompanhamento de um podólogo para dar o diagnóstico certo para cada caso, além de garantir o êxito no tratamento.