A micose é uma infecção fúngica e contagiosa caracterizada pelo aparecimento de manchas vermelhas ou brancas que causam coceira, tem a borda da lesão evidente e crostosa. Os fungos normalmente se proliferam na pele ou nas unhas devido ao calor, a umidade, ao uso de antibióticos por longos períodos de tempo e a baixa imunidade.

Há mais de um tipo de micose, que na maior parte das vezes são combatidos pelo próprio sistema imunológico. Porém, no caso de pessoas imunossuprimidas, o corpo é incapaz de lutar contra essas infecções de forma adequada.

 

 

Além disso, existem alguns fatores de risco mais comuns que favorecem o aparecimento das micoses: Suar em excesso ou trabalhar em ambiente quente e úmido, andar descalço em lugares úmidos, má circulação sanguínea e lesões ou infecções nas unhas.

Por não se tratar de apenas um tipo único de fungo, existem tratamentos variáveis para a micose. Por isso, é muito importante buscar ajuda de um especialista ao observar alterações na cor ou textura da pele, além de coceira e descamação.