Os pés são muito explorados diariamente, mas sempre são esquecidos durante a rotina de beleza. Não é verdade? Ao ficarem fechados nos calçados, eles também estão sujeitos a diversos tipos de problema que incomodam e interferem na qualidade de vida. No post de hoje separamos os problemas mais comuns que podem ocorrer com eles. Continue a leitura e saiba mais!

 

JOANETE

Joanete é a denominação popular para uma deformação, uma saliência óssea do dedão ou dedinho. O que costuma causar essa deformação é o uso de sapatos apertados, especialmente na ponta, e que forçam os dedos a ficarem fechados demais. Pra tratar o joanete é preferível consultar um especialista, pois tudo depende da gravidade do problema.

O joanete, principalmente nas mulheres se dá devido ao uso de sapatos de bico fino que apertam a região anterior do pé (ante pé). Mas, para evitá-lo, diminua o uso frequente de sapatos de bico fino ou salto alto; prefira calçados adequados ao tipo de pé, sem apertos; e faça uma ginástica diária: contraia os dedos para frente como se fosse pegar um objeto com os pés. Apoie o calcanhar no chão e levante o pé, formando um ângulo reto. Depois, relaxe e comece novamente.

 BOLHAS

A maioria das bolhas se forma por atrito dos pés com o chão, sapatos ou meias. Com o atrito, a camada mais superficial da pele, a epiderme, se descola da segunda camada, a derme, ficando, um líquido entre elas, que vem dos vasos sanguíneos da derme. São dolorosas, e se não tratadas podem infeccionar. Para tratar as bolhas, basta limpar a pele com uma solução antisséptica, esterilizar uma agulha no fogo e furar a bolha drenando o líquido, mas mantendo a pele. Em seguida, cobrir e deixar cicatrizar. (Não é muito indicado que se faça sozinho. Procure um especialista se houver necessidade).

CALOS E CALOSIDADES

As calosidades surgem, em geral, por causa da pressão do calçado sobre a pele dos dedos. A pressão do calçado na pele ou sua fricção faz com que se forme um tecido constituído de células mortas. Trata-se de uma proteção natural do próprio corpo para prevenir lesões externas na pele, deixando-a mais resistente. Porém, os calos são doloridos e dificultam o caminhar, causando extremo desconforto.
É possível tratar o calo com alguns cuidados com os pés, como removendo o excesso de células mortas, porém, essa medida não traz uma solução definitiva, já que, ao usar o sapato apertado novamente, os calos vão se formar mais uma vez. Um pedicuro pode remover esse excesso de tecido, mas essa é uma medida meramente paliativa: o problema só é resolvido 100% livrando o pé do sapato apertado.

 

MICOSE

Micose dos pés é uma infecção causada por fungos, que pode ser prevenida com medidas simples e pode ter complicações para a saúde se não for totalmente tratada. A micose é um problema que pode acontecer em diversas partes do corpo, inclusive nos pés e unhas, sendo que esses estão mais sujeitos ao problema por oferecerem um ambiente propício para os fungos: úmido, escuro e abafado.
Seus sintomas são manchas brancas na pele, inflamação ou acúmulo de pus. Quando atinge as unhas, a micose muda a coloração da mesma e ela pode se descamar ou deformar. O tratamento deve ser feito com loções, cremes ou pomadas, sendo que em alguns casos o especialista recomenda medicação oral.

PÉ DE ATLETA OU FRIEIRA

A frieira é a micose de pele mais comum no mundo. É uma infecção por fungos, que ataca preferencialmente a sola e os espaços entre os dedos dos pés.

O pé de atleta, também conhecido como frieira, costuma atacar as dobras da pele. A área fica avermelhada, úmida e descamada, além de apresentar muita coceira. O que causa esse problema é o uso de sapatos fechados por um longo período, o contato com ambientes e utensílios de uso coletivo, pés que suam em excesso também são bem propícios a ter pé de atleta.

O tratamento da frieira é feito de acordo com a gravidade do problema, podendo ser local ou por medicação oral. É importante tratar esse problema porque ele pode servir de entrada para bactérias causadoras de problemas mais graves, como infecções.

Como cuidar dos pés no dia a dia e evitar doenças?

  • Use meias mais grossas para minimizar o contato da pele no calçado;
  • Nos dias mais quentes opte por meias respiráveis;
  • Faça movimentos funcionais, alongue os pés diariamente;
  • Evite sapatos apertados;
  • Quando possível, evite os calçados fechados;
  • Adeque seu sapato ao seu tipo de pé;
  • No pós banho seque os pés com cuidado, principalmente entre os dedos;
  • Use mais sapatos com solado de borracha;
  • Evite usar meias ou sapatos úmidos;
  • Não compartilhe peças de uso pessoal;
  • Use cortador de unha e alicates esterilizados;
  • Use chinelos quando estiver em pisos úmidos (banheiro, piscina, vestiário).

 

Tomando esses devidos cuidados com os pés, você pode aumentar o conforto no seu dia a dia e garantir mais qualidade de vida! Se você perceber algum dos problemas que foram citados acima, corra pra um especialista.

 

Agende um horário com um de nossos profissionais e cuide da base do seu corpo, seus pés.